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ToggleO Poder Legislativo, ao contrรกrio do Poder Judiciรกrio, estรก presente em todos os entes da federaรงรฃo.
No รขmbito federal, a estrutura รฉ bicameral, ao passo que no plano estadual, distrital e municipal a estrutura รฉ unicameral.
Para entender melhor o tema, elaborei um vรญdeo desenhado sobre o assunto.
Recomendo que assista antes de prosseguir.
Como todos os Poderes, o legislativo possui funรงรตes tรญpicas bem definidas.
Porรฉm, sem deixar de lado funรงรตes atรญpicas indispensรกveis ao bom funcionamento do poder.
Sobre as funรงรตes tรญpicas e atรญpicas do Poder Legislativo, temos o seguinte:
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- โ Revisรฃo rรกpidaย
- โ Memorizaรงรฃo simples
- โ Maior concentraรงรฃo
- โ Simplificaรงรฃo do conteรบdo.
- Funรงรตes tรญpicas: legislar e fiscalizar (ocorre com auxรญlio do Tribunal de Contas);
- Funรงรตes atรญpicas: atuaรงรฃo administrativa (e.g. quando exonera um de seus servidores, exercendo funรงรฃo tipicamente administrativa), bem como atuaรงรฃo judicial (e.g. Senado julga crime de responsabilidade, por exemplo,do Presidente da Repรบblica โ funciona como um Tribunal Polรญtico,presidido pelo Presidente do STF).
Cรขmara dos Deputados
- Representam o Povo;
- Sรฃo 513 Deputados Federais;
- Eleitos pelo sistema eleitoral proporcional (quanto mais populoso o Estado, maior serรก o nรบmero de deputados – de 8 a 70 deputados);
- Idade mรญnima 21 anos;
- Mandato de 1 legislatura (4 anos);
ร importante observar que, para os Territรณrios, haverรก 4 deputados.
Senado Federal
- Representam os Estados e Distrito Federal;
- Sรฃo 81 Senadores;
- Eleitos pelo sistema majoritรกrio (sรฃo 3 senadores por Estado/ DF, com direito a 2 suplentes);
- Idade mรญnima de 35 anos;
- Mandato de 2 legislaturas (8 anos).
Diferenรงas importantes
- Legislatura: 4 anos. Equivale ao mandato dos Deputados Federais. Os Senadores, que possuem mandato de 8 anos, exercem 2 legislaturas.
- Sessรฃo Legislativa Ordinรกria: 02/02 a 17/07 e 01/08 a 22/12.
- Sessรฃo Legislativa Extraordinรกria: serรก aquela que ocorre durante o recesso, portanto, รฉ diferente da sessรฃo extraordinรกria.
- Perรญodo Legislativo: รฉ o semestre, portanto, hรก 8 perรญodos legislativos dentro da legislatura.
- Sessรฃo Ordinรกria: No Senado, vai de terรงa a quinta-feira, ao passo que na Cรขmara dos Deputados. ร de segunda a sexta-feira.
- Sessรฃo Extraordinรกria: Ocorre em dia e hora diversa das sessรตes ordinรกria.
A convocaรงรฃo de sessรฃo legislativa extraordinรกria poderรก ocorrer pelo Presidente do Senado ou por motivo urgente e relevante pelo:
- Presidente da Repรบblica;
- Presidente da Cรขmara;
- Presidente do Senado;
- Maioria dos Membros de ambas as casas.
Poderรก haver deliberaรงรฃo em Convocaรงรฃo Extraordinรกria, apenas, quanto a matรฉrias da pauta de convocaรงรฃo, salvo Medidas Provisรณrias (art. 57, ยง 8ยบ da CF/88).
Antes, era vedada o pagamento de parcela indenizatรณria superior ao subsรญdio mensal.
Com o advento da EC nยบ 50 de 2006, passou a ser vedado o pagamento de qualquer tipo de parcela indenizatรณria em convocaรงรฃo extraordinรกria.
Estrutura do Poder Legislativo
s mesas sรฃo os รณrgรฃos mais importantes dentro das casas, sob a รณtica legislativa e administrativa.
Hรก 3 mesas:
- Mesa do Senado;
- Mesa da Cรขmara;
- Mesa do Congresso Nacional;
O Presidente da Mesa do Congresso Nacional serรก o Presidente do Senado Federal.
Alรฉm das mesas, hรก comissรตes composta por grupo de deputados.
As comissรตes poderรฃo ser:
- Comissรตes Permanentes: Sรฃo, em regra, temรกticas, transcendendo as legislaturas. ร o caso, por exemplo, da CCJ.
- Comissรตes Temporรกrias: Nรฃo transcendem as legislaturas, pois nascem com um objetivo definido e, uma vez alcanรงado, deixam de existir (e.g. CPI)
- Comissรฃo mista: A comissรฃo mista รฉ composta por Deputados e Senadores. Poderรก ser:
- a) Permanente
- b) Temporรกria;
- Comissรฃo Representativa: ร a comissรฃo encarregada de representar o Congresso Nacional em perรญodos de recesso (art. 58, ยง 4ยบ, CF/88)
Imunidades Parlamentares
A imunidade nada mais รฉ do que prerrogativas que existem em razรฃo do cargo ocupado pelo parlamentar.
O objetivo da imunidade รฉ resguardar a independรชncia do parlamentar frente aos demais poderes.
Assista Agora a Aula Desenhada de
Poder Legislativo (Direito Constitucional) – Resumo Completo
- โ Mais didรกticaย
- โ Fรกcil entendimento
- โ Sem enrolaรงรฃo
- โ Melhor revisรฃo
As imunidades podem ser material ou formal.
Imunidade material (ou substancial)
O art. 53 da Constituiรงรฃo Federal dispรตe que โos Deputados e Senadores sรฃo inviolรกveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniรตes, palavras e votosโ (grifos nossos).
O poder constituinte, por meio deste dispositivo, protege a โmanifestaรงรฃoโ do parlamentar.
Sem dรบvida alguma, o direito do parlamentar manifestar a opiniรฃo, a palavra e o voto, de forma livre, รฉ instrumento imprescindรญvel ao Estado Democrรกtico de Direito.
Neste sentido, Pedro Lenza, de forma bastante didรกtica, ensina o seguinte:
โA imunidade material, mantida pela EC n. 35/2001, รฉ sinรดnimo de democracia, representando a garantia de o parlamentar nรฃo ser perseguido ou prejudicado em razรฃo de sua atividade na tribuna, na medida em que assegura a independรชncia nas manifestaรงรตes de pensamento e no voto.โ (LENZA, 2011, p. 476)
ร interessante ressaltar que a imunidade civil nรฃo advรฉm do poder constituinte originรกrio.
Em verdade, foi a EC n. 35/2001 que, de fato, consolidou a imunidade civil do parlamentar no ordenamento jurรญdico.
Atรฉ o advento da referida emenda, a imunidade civil era respeitada em razรฃo de posiรงรฃo jurisprudencial firmada nos Tribunais.
No รขmbito penal, a imunidade material, segundo posiรงรฃo firmada no STF, exclui a tipicidade quanto aos crimes contra a honra.
Hรก uma presunรงรฃo absoluta quando o ato รฉ praticado pelo parlamentar dentro do Senado ou Cรขmara dos Deputados.
Porรฉm, deverรก ser comprovado o nexo de causalidade quando o ato for praticado fora deste estabelecimento.
Neste caso, deve o parlamentar demonstrar que a opiniรฃo, palavra ou voto foi proferida no exercรญcio da funรงรฃo, embora fora do Senado ou Cรขmara dos Deputados.
- Questรฃo: observe como a OAB cobrou a imunidade material do parlamentar na prova.
Por se tratar de uma prerrogativa inerente ao cargo e, portanto, personalรญssima (de cunho subjetivo), nรฃo se estende ao corrรฉu (Sรบmula 245 do STF).
“Sรบmula 245 do STF: A imunidade parlamentar nรฃo se estende ao co-rรฉu sem essa prerrogativa.”
Por fim, vale destacar que a imunidade material tem eficรกcia temporal absoluta.
Isso significa que, ainda que finde o mandato, nรฃo poderรก o deputado ser processado por crime contra a honra praticado durante o mandato, desde que o crime guarde relaรงรฃo com a funรงรฃo parlamentar (nexo de causalidade).
Imunidade Formal
O art. 53 da Constituiรงรฃo Federal dispรตe quanto a prerrogativa de prisรฃo, bem como prerrogativa de processo, ambas imunidades formais.
Quanto a primeira, o parlamentar nรฃo poderรก ser preso, desde a expediรงรฃo do diploma, exceto:
- Em razรฃo de flagrante da prรกtica de crime inafianรงรกvel;
- Sentenรงa condenatรณria transitado em julgado;
Havendo prisรฃo nestas hipรณteses, os autos serรฃo encaminhados em 24h para a respectiva casa para que esta decida (maioria absoluta em votaรงรฃo aberta) se parlamentar permanecerรก preso.
Quanto ao processo,
Antes da EC 35/2001, era necessรกrio a concessรฃo de licenรงa prรฉvia pela Casa para que o parlamentar fosse processado e julgado pelo STF.
Isso garantia a impunidade do parlamentar, pois, na grande maioria dos casos, a licenรงa nรฃo era concedida.
Apรณs a EC 35/2001, com a finalidade de melhorar o prestรญgio do Poder Legislativo, foi retirada a necessidade da concessรฃo de licenรงa prรฉvia.
Entretanto, apรณs a instauraรงรฃo de processo contra o parlamentar, pode a Casa, por iniciativa do partido polรญtico nela representado, requerer a sustaรงรฃo do processo.
Portanto, podemos concluir que a EC35/2001, em verdade, apenas atenuou o cenรกrio anterior.
Neste caso, haverรก o requerimento, cuja analise serรก feita no prazo de 45 dias.
A sustaรงรฃo do processo dependerรก do voto da maioria absoluta dos membros da casa.
Caso o processo seja sustado, estarรก suspenso o prazo prescricional.
Observaรงรตes Importantes
- Os parlamentares nรฃo sรฃo obrigados a testemunhar contra pessoas que lhe entreguem informaรงรตes (art. 53, ยง 6ยบ, CF/88), desde que guarde relaรงรฃo com o mandato.
- Deputados e Senadores nรฃo podem ser incorporados as forรงas armadas, salvo autorizaรงรฃo da casa respectiva (art. 53, ยง 7ยบ, CF/88);
- A imunidade parlamentar รฉ irrenunciรกvel;
- No estado de sรญtio e estado de defesa, as imunidades sรฃo conservadas, salvo, no caso do primeiro, se:
- Pratica de atos fora do Congresso Nacional;
- Atos praticados devem ser incompatรญveis com o estado de sรญtio;
- Aprovaรงรฃo de 2/3 dos membros da respectiva Casa para a perda das imunidades.
Referรชncias
- LENZA, Pedro. (2011). Direito Constitucional Esquematizado (15ยช ed.). Sรฃo Paulo: Saraiva.