Poder de Policia (Direito Administrativo) – Resumo Completo

O pilar de sustentaรงรฃo do poder de polรญcia รฉ a supremacia do interesse pรบblico sobre o interesse privado, bem como a indisponibilidade do interesse pรบblico.

Trata-se da atividade do Estado que limita o exercรญcio dos direitos individuais em benefรญcio do interesse pรบblico.

  • Dica: aprenda, de forma didรกtica, com nossa aula desenhada (abaixo)

No รขmbito tributรกrio, a taxa (espรฉcie de tributo) tem como fato gerador o serviรงo pรบblico especรญfico e divisรญvel de utilizaรงรฃo efetiva ou potencial, ou ainda, o exercรญcio regular do Poder de Polรญcia, motivo pelo qual o conceito legal do Poder de Polรญcia encontra-se no Cรณdigo Tributรกrio, no art. 78, vale citar:

Art. 78 – Considera-se poder de polรญcia atividade da administraรงรฃo pรบblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prรกtica de ato ou abstenรงรฃo de fato, em razรฃo de interesse pรบblico concernente ร  seguranรงa, ร  higiene, ร  ordem, aos costumes, ร  disciplina da produรงรฃo e do mercado, ao exercรญcio de atividades econรดmicas dependentes de concessรฃo ou autorizaรงรฃo do Poder Pรบblico, ร  tranquilidade pรบblica ou ao respeito ร  propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

De forma bastante precisa, o poder de polรญcia limita a liberdade e a propriedade (e.g. limitaรงรฃo administrativa โ€“ forma de intervenรงรฃo do Estado na propriedade).

Note que trata-se de uma restriรงรฃo/ limitaรงรฃo do exercรญcio de direito e garantias individuais em benefรญcio de interesses da coletividade.

Nรฃo se fala, aqui, em retirada de direitos.

Por meio do poder de polรญcia, a Administraรงรฃo

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  • โœ…Revisรฃo rรกpidaย 
  • โœ…Memorizaรงรฃo simples
  • โœ…Maior concentraรงรฃo
  • โœ…Simplificaรงรฃo do conteรบdo.
  1. Cria limitaรงรตes;
  2. Fiscaliza as limitaรงรตes;
  3. Sanciona quem descumpriu as limitaรงรตes.

O exercรญcio do poder de polรญcia รฉ discricionรกrio.

Hรก casos em que o poder de polรญcia se manifesta por meio de atos liberatรณrios de vedaรงรตes legislativas.

Aqui, o poder de polรญcia acaba por โ€œdestravarโ€ proibiรงรตes previstas em leis.

Para fins de concursos pรบblicos, os 2 atos liberatรณrios importantes sรฃo:

  1. Autorizaรงรฃo: รฉ um ato unilateral, discricionรกrio e concedido a tรญtulo precรกrio (e.g. porte de arma);
  2. Licenรงa: รฉ um ato unilateral e vinculado (e.g. licenรงa para construir);

ร‰ muito importante nรฃo confundir a polรญcia administrativa com a polรญcia judiciรกria.

A polรญcia administrativa incide sobre bens, direitos ou atividades, atuando, preponderantemente, de forma preventiva.

Alรฉm disso, a polรญcia administrativa estรก relacionada com o ilรญcito administrativo (Direito Administrativo Sancionador).

Em paralelo, a polรญcia judiciรกria atua apenas sobre as pessoas (nรฃo sobre bens).

Trata-se de polรญcia privativa de รณrgรฃos especializados (polรญcia civil, militar e federal) e atua, preponderantemente, de forma repressiva.

A polรญcia judiciรกria guarda relaรงรฃo com ilรญcitos penais.

ร‰ preciso ter atenรงรฃo para nรฃo confundir a polรญcia judiciรกria com a polรญcia judicial.

A polรญcia judicial protege servidores, magistrados e a prรณpria integridade da instituiรงรฃo.

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Poder de Policia (Direito Administrativo) – Resumo Completo

  • โœ…Mais didรกticaย 
  • โœ…Fรกcil entendimento
  • โœ…Sem enrolaรงรฃo
  • โœ…Melhor revisรฃo

A Polรญcia Judicial  รฉ uma instituiรงรฃo policial do prรณprio Poder Judiciรกrio.

A Resoluรงรฃo CNJ nยฐ 344/2020 esclarece que compete a polรญcia judicial assegurar a boa ordem dos trabalhos do tribunal, proteger a integridade dos seus bens e serviรงos, bem como a garantir a incolumidade dos magistrados, servidores, advogados, partes e demais frequentadores das dependรชncias fรญsicas dos tribunais em todo o territรณrio nacional.

A polรญcia judicial, assim como a polรญcia judiciรกria, tambรฉm atua na seguranรงa e escolta de juรญzes ameaรงados e expostos a alguma situaรงรฃo de risco decorrente do exercรญcio de sua funรงรฃo, nos termos do artigo 9ยฐ, ยง 1ยบ, inciso II, da Lei nยฐ 12.694/2012.

Art. 9ยบ Diante de situaรงรฃo de risco, decorrente do exercรญcio da funรงรฃo, das autoridades judiciais ou membros do Ministรฉrio Pรบblico e de seus familiares, o fato serรก comunicado ร  polรญcia judiciรกria, que avaliarรก a necessidade, o alcance e os parรขmetros da proteรงรฃo pessoal.

ยง 1ยบ A proteรงรฃo pessoal serรก prestada de acordo com a avaliaรงรฃo realizada pela polรญcia judiciรกria e apรณs a comunicaรงรฃo ร  autoridade judicial ou ao membro do Ministรฉrio Pรบblico, conforme o caso:

I – pela prรณpria polรญcia judiciรกria; (polรญcia judiciรกria)

II – pelos รณrgรฃos de seguranรงa institucional; (polรญcia judicial)

Mapa Mental de Poder de Polรญcia (Parte 1)
Mapa Mental de Poder de Polรญcia (Parte 2)

Ciclo de Polรญcia

O doutrinador Diogo de Figueiredo Moreira Neto aponta 4 (quatro) ciclos do poder de polรญcia:

  1. Ordem de polรญcia;
  2. Consentimento de polรญcia;
  3. Fiscalizaรงรฃo de polรญcia;
  4. Sanรงรฃo de polรญcia.

A ordem de polรญcia guarda relaรงรฃo com o processo legislativo.

O consentimento de polรญcia estรก relacionado com a concordรขncia em cumprir o que foi determinado no processo legislativo.

Hรก ainda, a fiscalizaรงรฃo de polรญcia e a sanรงรฃo de polรญcia.

Pergunta-se:  “e como fica a questรฃo do radar eletrรดnico?

A atuaรงรฃo do radar eletrรดnico (fotografia e aplicaรงรฃo da multa) รฉ exercรญcio tรญpico do poder de polรญcia e nรฃo pode ser realizado por meio de empresa privada, ainda que mediante contrataรงรฃo por meio de licitaรงรฃo.

Entretanto, segundo posiรงรฃo do STF, รฉ possรญvel delegar para empresa estatal integrante da Administraรงรฃo Pรบblica Indireta.

O STF, adotando a doutrina que explica o ciclo de polรญcia, esclarece que NรƒO รฉ possรญvel delegar a ordem de polรญcia.

Porรฉm, รฉ possรญvel delegar o consentimento de polรญcia, a fiscalizaรงรฃo de polรญcia e a sanรงรฃo de polรญcia para empresa estatal prestadora de serviรงo pรบblico.

Observe que esse entendimento nรฃo cabe para empresas estatais que exploram atividade econรดmica (que atuam no ambiente concorrencial…)

Para que ocorra a delegaรงรฃo, รฉ preciso, entรฃo:

  1. Lei;
  2. Empresa estatal que preste serviรงo pรบblico.

Abaixo, cito a ementa do julgado:

RECURSO EXTRAORDINรRIO. REPERCUSSรƒO GERAL. TEMA 532. DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. PRELIMINARES DE VIOLAร‡รƒO DO DIREITO ร€ PRESTAร‡รƒO JURISDICIONAL ADEQUADA E DE USURPAร‡รƒO DA COMPETรŠNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL AFASTADAS. PODER DE POLรCIA. TEORIA DO CICLO DE POLรCIA. DELEGAร‡รƒO A PESSOA JURรDICA DE DIREITO PRIVADO INTEGRANTE DA ADMINISTRAร‡รƒO PรšBLICA INDIRETA. SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA. PRESTADORA DE SERVIร‡O PรšBLICO DE ATUAร‡รƒO PRร“PRIA DO ESTADO. CAPITAL MAJORITARIAMENTE PรšBLICO. REGIME NรƒO CONCORRENCIAL. CONSTITUCIONALIDADE. NECESSIDADE DE LEI FORMAL ESPECรFICA PARA DELEGAร‡รƒO. CONTROLE DE ABUSOS E DESVIOS POR MEIO DO DEVIDO PROCESSO. CONTROLE JUDICIAL DO EXERCรCIO IRREGULAR. INDELEGABILIDADE DE COMPETรŠNCIA LEGISLATIVA. 1. O Plenรกrio deste Supremo Tribunal reconheceu repercussรฃo geral ao thema decidendum, veiculado nos autos destes recursos extraordinรกrios, referente ร  definiรงรฃo da compatibilidade constitucional da delegaรงรฃo do poder de polรญcia administrativa a pessoas jurรญdicas de direito privado integrantes da Administraรงรฃo Pรบblica indireta prestadoras de serviรงo pรบblico. 2. O poder de polรญcia significa toda e qualquer aรงรฃo restritiva do Estado em relaรงรฃo aos direitos individuais. Em sentido estrito, poder de polรญcia caracteriza uma atividade administrativa, que consubstancia verdadeira prerrogativa conferida aos agentes da Administraรงรฃo, consistente no poder de delimitar a liberdade e a propriedade. 3. A teoria do ciclo de polรญcia demonstra que o poder de polรญcia se desenvolve em quatro fases, cada uma correspondendo a um modo de atuaรงรฃo estatal: (i) a ordem de polรญcia, (ii) o consentimento de polรญcia, (iii) a fiscalizaรงรฃo de polรญcia e (iv) a sanรงรฃo de polรญcia. 4. A extensรฃo de regras do regime de direito pรบblico a pessoas jurรญdicas de direito privado integrantes da Administraรงรฃo Pรบblica indireta, desde que prestem serviรงos pรบblicos de atuaรงรฃo prรณpria do Estado e em regime nรฃo concorrencial รฉ admissรญvel pela jurisprudรชncia da Corte. (Precedentes: RE 225.011, Rel. Min. Marco Aurรฉlio, Red. p/ o acรณrdรฃo Min. Maurรญcio Corrรชa, Tribunal Pleno, julgado em 16/11/2000, DJ 19/12/2002; RE 393.032-AgR, Rel. Min. Cรกrmen Lรบcia, Primeira Turma, DJe 18/12/2009; RE 852.527-AgR, Rel. Min. Cรกrmen Lรบcia, Segunda Turma, DJe 13/2/2015). 5. A constituiรงรฃo de uma pessoa jurรญdica integrante da Administraรงรฃo Pรบblica indireta sob o regime de direito privado nรฃo a impede de ocasionalmente ter o seu regime aproximado daquele da Fazenda Pรบblica, desde que nรฃo atue em regime concorrencial. 6. Consectariamente, a Constituiรงรฃo, ao autorizar a criaรงรฃo de empresas pรบblicas e sociedades de economia mista que tenham por objeto exclusivo a prestaรงรฃo de serviรงos pรบblicos de atuaรงรฃo tรญpica do Estado e em regime nรฃo concorrencial, autoriza, consequentemente, a delegaรงรฃo dos meios necessรกrios ร  realizaรงรฃo do serviรงo pรบblico delegado. Deveras: a) A admissรฃo de empregados pรบblicos deve ser precedida de concurso pรบblico, caracterรญstica que nรฃo se coaduna com a despedida imotivada; b) o RE 589.998, esta Corte reconheceu que a ECT, que presta um serviรงo pรบblico em regime de monopรณlio, deve motivar a dispensa de seus empregados, assegurando-se, assim, que os princรญpios observados no momento da admissรฃo sejam, tambรฉm, respeitados por ocasiรฃo do desligamento; c) Os empregados pรบblicos se submetem, ainda, aos princรญpios constitucionais de atuaรงรฃo da Administraรงรฃo Pรบblica constantes do artigo 37 da Carta Polรญtica. Assim, eventuais interferรชncias indevidas em sua atuaรงรฃo podem ser objeto de impugnaรงรฃo administrativa ou judicial; d) Ausente, portanto, qualquer incompatibilidade entre o regime celetista existente nas estatais prestadoras de serviรงo pรบblico em regime de monopรณlio e o exercรญcio de atividade de polรญcia administrativa pelos seus empregados. 7. As estatais prestadoras de serviรงo pรบblico de atuaรงรฃo prรณpria do Estado e em regime nรฃo concorrencial podem atuar na companhia do atributo da coercibilidade inerente ao exercรญcio do poder de polรญcia, mormente diante da atraรงรฃo do regime fazendรกrio. 8. In casu, a Empresa de Transporte e Trรขnsito de Belo Horizonte โ€“ BHTRANS pode ser delegatรกria do poder de polรญcia de trรขnsito, inclusive quanto ร  aplicaรงรฃo de multas, porquanto se trata de estatal municipal de capital majoritariamente pรบblico, que presta exclusivamente serviรงo pรบblico de atuaรงรฃo prรณpria do Estado e em regime nรฃo concorrencial, consistente no policiamento do trรขnsito da cidade de Belo Horizonte. Preliminares: 9. A jurisprudรชncia do Supremo Tribunal Federal รฉ firme no sentido de que o princรญpio da fundamentaรงรฃo das decisรตes nรฃo obriga o รณrgรฃo julgador a responder a todas as questรตes suscitadas pelas partes, mas somente aqueles que sejam suficientes para motivar o seu convencimento. Preliminar de violaรงรฃo do direito ร  prestaรงรฃo jurisdicional adequada afastada. 10. A alรญnea d, inciso III, artigo 102, da Constituiรงรฃo exige, para atraรงรฃo da competรชncia do Supremo Tribunal Federal, declaraรงรฃo expressa da validade de lei local contestada em face de lei federal, o que, in casu, nรฃo se verifica. Preliminar de usurpaรงรฃo de competรชncia afastada. 11. Os recursos extraordinรกrios interpostos pela Empresa de Transporte e Trรขnsito de Belo Horizonte โ€“ BHTRANS e pelo Ministรฉrio Pรบblico do Estado de Minas Gerais devem ser conhecidos em razรฃo do preenchimento de todos os requisitos de admissibilidade, notadamente o da tempestividade, prequestionamento, legitimidade e o do interesse recursal, alรฉm da repercussรฃo geral da matรฉria reconhecida pelo Plenรกrio Virtual desta Corte. 12. Ex positis, voto no sentido de (i) CONHECER e DAR PROVIMENTO ao recurso extraordinรกrio interposto pela Empresa de Transporte e Trรขnsito de Belo Horizonte โ€“ BHTRANS e (ii) de CONHECER e NEGAR PROVIMENTO ao recurso extraordinรกrio interposto pelo Ministรฉrio Pรบblico do Estado de Minas Gerais, para reconhecer a compatibilidade constitucional da delegaรงรฃo da atividade de policiamento de trรขnsito ร  Empresa de Transporte e Trรขnsito de Belo Horizonte โ€“ BHTRANS, nos limites da tese jurรญdica objetivamente fixada pelo Pleno do Supremo Tribunal Federal. 13. Repercussรฃo geral constitucional que assenta a seguinte tese objetiva: โ€œร‰ constitucional a delegaรงรฃo do poder de polรญcia, por meio de lei, a pessoas jurรญdicas de direito privado integrantes da Administraรงรฃo Pรบblica indireta de capital social majoritariamente pรบblico que prestem exclusivamente serviรงo pรบblico de atuaรงรฃo prรณpria do Estado e em regime nรฃo concorrencial.โ€ (STF – RE: 633782 MG, Relator: LUIZ FUX, Data de Julgamento: 26/10/2020, Tribunal Pleno, Data de Publicaรงรฃo: 25/11/2020)

Mapa Mental de Poder de Polรญcia (Parte 3)

Prescriรงรฃo da Aรงรฃo Punitiva

ร‰ preciso destacar, ainda, que prescreve em 5 anos a aรงรฃo [unitiva voltada a apuraรงรฃo da infraรงรฃo e a consequente aplicaรงรฃo da sanรงรฃo de polรญcia.

Sobre o tema, observe o que dispรตe o art. 1 da lei 9.873:

Art. 1 Prescreve em cinco anos a aรงรฃo punitiva da Administraรงรฃo Pรบblica Federal, direta e indireta, no exercรญcio do poder de polรญcia, objetivando apurar infraรงรฃo ร  legislaรงรฃo em vigor, contados da data da prรกtica do ato ou, no caso de infraรงรฃo permanente ou continuada, do dia em que tiver cessado.

Alรฉm disso, segundo o art. 2 da mesma lei, interrompe a prescriรงรฃo da aรงรฃo punitiva:

I โ€“ pela notificaรงรฃo ou citaรงรฃo do indiciado ou acusado, inclusive por meio de edital;

II – por qualquer ato inequรญvoco, que importe apuraรงรฃo do fato;

III – pela decisรฃo condenatรณria recorrรญvel.

IV โ€“ por qualquer ato inequรญvoco que importe em manifestaรงรฃo expressa de tentativa de soluรงรฃo conciliatรณria no รขmbito interno da administraรงรฃo pรบblica federal.

O art. 2-A, ainda, esclarece que interrompe-se o prazo prescricional da aรงรฃo executiva:

I โ€“ pelo despacho do juiz que ordenar a citaรงรฃo em execuรงรฃo fiscal;

II โ€“ pelo protesto judicial;

III โ€“ por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor;

IV โ€“ por qualquer ato inequรญvoco, ainda que extrajudicial, que importe em reconhecimento do dรฉbito pelo devedor;

V โ€“ por qualquer ato inequรญvoco que importe em manifestaรงรฃo expressa de tentativa de soluรงรฃo conciliatรณria no รขmbito interno da administraรงรฃo pรบblica federal.

Por fim, segundo o art. 3, suspende-se a prescriรงรฃo durante a vigรชncia:

I – dos compromissos de cessaรงรฃo ou de desempenho, respectivamente, previstos nos arts. 53 e 58 da Lei nยบ 8.884, de 11 de junho de 1994;

Destaque-se, por oportuno, que o disposto na Lei 9.873 nรฃo se aplica ร s infraรงรตes de natureza funcional e aos processos e procedimentos de natureza tributรกria (art. 5 da lei 9.873).

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