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ToggleA autarquia รฉ uma pessoa jurรญdica de direito pรบblico que faz parte da administraรงรฃo pรบblica indireta.
Alรฉm disso, รฉ criada por lei especรญfica, possui capacidade de autoadministraรงรฃo, sendo responsรกvel pela realizaรงรฃo de atividades administrativas tรญpicas do Poder Pรบblico.
Sujeitam-se, ainda, ao controle do ente criador.
- Dica: entenda o tema, de forma definitiva, com uma aula desenhada sobre o tema (abaixo).
De forma simplificada, a doutrina sustenta que autarquias sรฃo pessoas jurรญdicas de direito pรบblico, criadas por lei especรญfica, com autonomia gerencial, patrimonial e orรงamentรกria.
ร importante observar que existe, inclusive, um conceito legal no art. 5ยบ, inciso I, do Decreto 200/ 67:
Art. 5ยบ Para os fins desta lei, considera-se:
I – Autarquia – o serviรงo autรดnomo, criado por lei, com personalidade jurรญdica, patrimรดnio e receita prรณprios, para executar atividades tรญpicas da Administraรงรฃo Pรบblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestรฃo administrativa e financeira descentralizada.
Espรฉcies de autarquias
Sรฃo espรฉcies de autarquia:
- Autarquia geogrรกfica (ou territorial): Sรฃo os territรณrios federais.
- Autarquia Fundacional: Sรฃo as Fundaรงรตes Pรบblicos (e.g. PROCON, FUNAI, etc.)
- Autarquias associativas: Sรฃo associaรงรตes pรบblicas;
- Autarquias corporativas: Sรฃo os Conselhos de Classe (e.g. CRM, CREA, etc.)
- Autarquias administrativas (ou de serviรงos): sรฃo autarquias encarregadas de prestaรงรฃo de serviรงos pรบblicos;
- Autarquias de regime especial: possuem peculiaridades no regime jurรญdico que as diferenciam das demais autarquias. Aqui, hรก 2 espรฉcies:
- Autarquia especial โstricto sensoโ: sรฃo aquelas que o legislador denomina especial (e.g. IBAMA e BACEN);
- Agรชncias Reguladoras: Sรฃo exemplos a ANATEL, ANA, etc.
Caracterรญsticas das autarquias
As autarquias sรฃo pessoas jurรญdicas de direito pรบblico, criadas por lei especรญfica e dotadas de autonomia (capacidade de autogoverno).
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A personalidade jurรญdica da autarquia tem inรญcio imediato contato da vigรชncia da lei instituidora (e nรฃo do registro dos atos constitutivos no cartรณrio).
Lembro, por oportuno, que a inciso XIX do art. 37 fala em lei especรญfica voltada para a criaรงรฃo da autarquia:
art. 37 (…)
XIX – somente por lei especรญfica poderรก ser criada autarquia e autorizada a instituiรงรฃo de empresa pรบblica, de sociedade de economia mista e de fundaรงรฃo, cabendo ร lei complementar, neste รบltimo caso, definir as รกreas de sua atuaรงรฃo;
Isso significa que a lei deve tratar APENAS da instituiรงรฃo da autarquia, nรฃo podendo tratar de outras matรฉrias.
Da mesma forma, em respeito ao princรญpio da simetria das formas, รฉ preciso lei para extinguir a autarquia.
As autarquias:
- Realizam atividades tรญpicas de Estado, vedado exercรญcio de atividade econรดmica;
- Editam atos administrativos e firmam contratos administrativos;
- Sujeitam-se a licitaรงรฃo;
- Impรตe concurso pรบblico para admissรฃo de pessoal.
Ademais, sรฃo imunes a impostos (art. 150, VI, alรญnea a, CF/88).
Art. 150. Sem prejuรญzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, รฉ vedado ร Uniรฃo, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municรญpios:
(…)
VI – instituir impostos sobre:
a) patrimรดnio, renda ou serviรงos, uns dos outros;
Nรฃo podem falir, pois, por meio da falรชncia, ocorre a extinรงรฃo judicial da pessoa jurรญdica.
Isso, na prรกtica, significaria a interferรชncia do Poder Judiciรกrio no Poder Executivo, violando a tripartiรงรฃo dos poderes.
Alรฉm disso, nรฃo se aplica a lei 11.101 da pessoa jurรญdica de direito pรบblico, mas apenas a pessoa jurรญdica de direito privado.
Os bens das autarquias sรฃo pรบblicos, portanto, inalienรกveis, imprescritรญveis e impenhorรกveis.
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Autarquias (Direito Administrativo) – Resumo Completo
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Por esse motivo, seus bens sรฃo insuscetรญveis de usucapiรฃo, bem como eventual execuรงรฃo deve proceder mediante o regime de precatรณrios.
- Dica: leia, tambรฉm, cumprimento de sentenรงa contra a fazenda pรบblica.
Neste particular, รฉ preciso ter atenรงรฃo, pois tais caracterรญsticas sรฃo aplicรกveis apenas aos bens pรบblicos afetados.
O bem pรบblico afetado รฉ o bem que possui destinaรงรฃo pรบblica.
ร o caso, por exemplo, dos bens pรบblicos de uso comum e dos bens pรบblicos de uso especial.
O bem pรบblico desafetado, por sua vez, รฉ aquele que nรฃo possui destinaรงรฃo pรบblica.
ร o caso, por exemplo, dos bens dominicais.
Os bens desafetados PODEM ser alienados.
Quanto as processo judicial, as autarquias possuem todas as prerrogativas judiciais que possui a Fazenda Pรบblica em juรญzo:
- Prazo em dobro;
- Remessa necessรกria;
- Desnecessidade de depรณsito prรฉvio das despesas processuais;
- Prescriรงรฃo quinquenal;
- Crรฉditos sรฃo cobrados usando o processos especial das execuรงรตes fiscais (lei 6.830/1980)
Quanto a relaรงรฃo com o ente polรญtico instituidor, temos, em face das autarquias, o controle finalรญstico (ou supervisรฃo ministerial).
As autarquias contraem obrigaรงรตes e exercem direitos em nome prรณprio, possuindo autonomia.
Como nรฃo sรฃo subordinadas, nรฃo hรก como falar-se em controle hierรกrquico.
O que existe, em verdade, รฉ o controle finalรญstico.
O ente supervisor, nesta espรฉcie de controle, apenas realiza o controle de legalidade da atuaรงรฃo da entidade administrativa.
Por fim, hรก de se ressaltar que a responsabilidade das autarquias รฉ direta e objetiva, ou seja, independe da comprovaรงรฃo de culpa. Todavia, vale ressaltar, o Estado (Administraรงรฃo Direta) responde subsidiariamente, ou seja, caso a autarquia nรฃo tenha meios para quitar o dรฉbito.
Autarquias em Regime Especial
As agรชncias reguladoras possuem uma autonomia qualificada.
Sรฃo caracterรญsticas que diferenciam as autarquias das agรชncias reguladoras:
- Dirigentes estรกveis: os dirigentes nรฃo podem ser exonerados โad nutumโ (exonerados sem motivo). Vale dizer que os dirigentes nรฃo ocupam cargo de confianรงa.
- Mandatos fixos: os mandatos sรฃo fixos e de 5 anos (art. 6ยฐ da lei 13.848/19)
- Poder Normativo: รฉ o poder de criaรงรฃo de regras administrativas para disciplinar o setor.
- Quarentena: os dirigentes sรฃo nomeados pelo Presidente da Repรบblica com aprovaรงรฃo do Senado. Segundo a caracterรญstica da quarentena, apรณs cumprirem o mandato, ficam 6 meses afastados da funรงรฃo e proibidos de atuar no mercado regulado pela Agรชncia, embora recebam normalmente (art. 8ยฐ da lei 13.848/19).