Efeitos da Condenação (Direito Penal): Resumo Completo

Os efeitos da condenação poderão ser:

  1. Penais;
  2. Extrapenais.

O principal efeito penal é a aplicação da pena.

Há, contudo, efeitos penais secundários.

É efeito penal secundário, por exemplo, a caracterização da reincidência.

O Código Penal, contudo, trata, de forma específica, dos efeitos extrapenais nos art. 91, 91-A e 92.

Efeitos genéricos e específicos

Art. 91 – São efeitos da condenação:

I – tornar certa a obrigação de indenizar o dano causado pelo crime;

II – a perda em favor da União, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-fé:

a) dos instrumentos do crime, desde que consistam em coisas cujo fabrico, alienação, uso, porte ou detenção constitua fato ilícito;

b) do produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prática do fato criminoso.

§ 1°  Poderá ser decretada a perda de bens ou valores equivalentes ao produto ou proveito do crime quando estes não forem encontrados ou quando se localizarem no exterior.  

§ 2°  Na hipótese do § 1o, as medidas assecuratórias previstas na legislação processual poderão abranger bens ou valores equivalentes do investigado ou acusado para posterior decretação de perda.

A primeira coisa que você, leitor, precisa observar é que o efeitos genéricos do art. 91 são automáticos.

Isso significa que o efeitos estão implícitos na condenação, pouco importando se o magistrado alocou ou não na sentença condenatória.

O primeiro efeito é “tornar certa a obrigação de indenizar o dano causado pelo crime” (art. 91, I, do CP).

Acesse o Mapa Mental dessa Aula

  • ✅Revisão rápida 
  • ✅Memorização simples
  • ✅Maior concentração
  • ✅Simplificação do conteúdo.

Isso significa que, na prática, não cabe nova discussão sobre materialidade e autoria na esfera cível.

Há, por isso, vinculação, nesse particular, da esfera cível.

Aliás, o juiz responsável por proferir a sentença condenatória poderá, inclusive, fixar “valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido” (art. 387, IV, do CPP).

Por isso, o ofendido pode utilizar a sentença condenatória transitada em julgado para executar o valor no âmbito cível.

Trata-se de título executivo judicial (art. 515, VI, do CPC).

Observe que o art. 387, IV, do CPP aponta que o magistrado pode fixar valor MÍNIMO para reparação de danos.

Por isso, na hipótese do ofendido buscar apenas o valor mínimo, poderá EXECUTAR o título, dado que já é liquido e certo.

Nada impede, contudo, que o ofendido, na esfera cível, busque aumentar esse valor na esfera cível.

É importante, contudo, destacar que o STJ impõe, para fixação do valor mínimo, que o pedido conste, desde o início, na peça acusatória, sob pena de violação ao contraditório.

A ideia é permitir que o réu, no processo penal, possa discutir, também, o valor mínimo da indenização.

Não pode o magistrado simplesmente fixar um valor mínimo sem que o réu tenha tido a oportunidade de enfrentar o tema.

Muita atenção, pois isso não afasta o efeito automático da condenação que é “tornar certa a obrigação de indenizar o dano causado pelo crime”.

Mão desenhando juiz batendo o martelo. Homem preso. Algema.

Assista Agora a Aula Desenhada de

Efeitos da Condenação (Direito Penal): Resumo Completo

  • ✅Mais didática 
  • ✅Fácil entendimento
  • ✅Sem enrolação
  • ✅Melhor revisão

Não existindo a fixação do valor mínimo na sentença condenatória, deverá o réu realizar liquidação no âmbito cível.

Segundo o art. 91, II, do CP, o segundo efeito genérico e, portanto, automático da condenação é “a perda em favor da União, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-fé”.

Fala-se, aqui, em confisco.

Os bens perdidos/ confiscados são:

a) dos instrumentos do crime, desde que consistam em coisas cujo fabrico, alienação, uso, porte ou detenção constitua fato ilícito;

b) do produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prática do fato criminoso.

Os instrumento do crime, aqui, são os instrumentos utilizado para a prática do crime (“instrumenta sceleris“).

É o caso, por exemplo da arma de fogo com numeração raspada utilizada para o crime de roubo.

É preciso ter atenção, pois nem sempre o instrumento do crime será perdido.

O próprio dispositivo esclarece que, para o confisco, é preciso que constitua fato ilícito o fabrico, alienação, uso, porte ou detenção do bem.

Imagine, por exemplo, que “A” pratica o crime de homicídio na direção de veículo automotor contra “B”.

O veículo automotor, nesse caso, desde que lícito, NÃO será confiscado.

O art. 91, II, a, do CP destaca, ainda, que fica “ressalvado o direito do lesado ou terceiro de boa-fé“.

Imagine, no mesmo exemplo acima, que o veículo automotor utilizado é fruto de um roubo, portanto, foi obtido ilicitamente.

O terceiro de boa-fé e real proprietário do veículo automotor não será prejudicado pelo confisco.

Também será confiscado o “produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prática do fato criminoso” (art. 91, II, b, do CP).

Portanto, o agente perde:

  1. Produto do crime;
  2. Bem ou valor obtido com proveito auferido pelo agente com a prática do fato criminoso.

Observe que a regra é a perda dos bens apontados EM FAVOR DA UNIÃO.

Além disso, o art. 91, § 1°, destaca que “poderá ser decretada a perda de bens ou valores equivalentes ao produto ou proveito do crime quando estes não forem encontrados ou quando se localizarem no exterior“.

Neste caso, pode o magistrado, inclusive, utilizar medidas assecuratórias em bens ou valores equivalentes do investigado ou acusado (art. 91, § 2°, do CP).

Ainda sobre a perda de instrumentos do crime, o art. 91-A, § 5º, do CP, dispõe o seguinte

Art. 91-A (…)

§ 5º Os instrumentos utilizados para a prática de crimes por organizações criminosas e milícias deverão ser declarados perdidos em favor da União ou do Estado, dependendo da Justiça onde tramita a ação penal, ainda que não ponham em perigo a segurança das pessoas, a moral ou a ordem pública, nem ofereçam sério risco de ser utilizados para o cometimento de novos crimes.

Diferente dos casos anteriores, o legislador, aqui, trata ESPECIFICAMENTE de instrumentos da prática de crimes por:

  1. Organizações Criminosas;
  2. Milícias.

Nesses casos, o confisco poderá ser direcionado a União ou Estado, a depender da justiça onde tramita a ação penal.

Além disso, a perda do bem ocorre ainda que “não ponham em perigo a segurança das pessoas, a moral ou a ordem pública, nem ofereçam sério risco de ser utilizados para o cometimento de novos crimes”.

É curioso observar que esse dispositivo (art. 91-A, § 5º, do CP) trata, assim como o art. 91, do confisco comum.

Entretanto, vem como parágrafo do art. 91-A que, em verdade, trata do confisco alargado de bens.

O art. 91-A foi acrescido pela lei 13.964 (lei anticrime).

Trata-se do denominado confisco alargado de bens, devendo estar, assim como o art. 92, expresso na decisão judicial.

Não se trata, por tanto, de efeito automático da condenação.

Art. 91-A. Na hipótese de condenação por infrações às quais a lei comine pena máxima superior a 6 (seis) anos de reclusão, poderá ser decretada a perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito.

§ 1º Para efeito da perda prevista no caput deste artigo, entende-se por patrimônio do condenado todos os bens:

I – de sua titularidade, ou em relação aos quais ele tenha o domínio e o benefício direto ou indireto, na data da infração penal ou recebidos posteriormente; e

II – transferidos a terceiros a título gratuito ou mediante contraprestação irrisória, a partir do início da atividade criminal.

§ 2º O condenado poderá demonstrar a inexistência da incompatibilidade ou a procedência lícita do patrimônio.

§ 3º A perda prevista neste artigo deverá ser requerida expressamente pelo Ministério Público, por ocasião do oferecimento da denúncia, com indicação da diferença apurada.

§ 4º Na sentença condenatória, o juiz deve declarar o valor da diferença apurada e especificar os bens cuja perda for decretada.       

§ 5º Os instrumentos utilizados para a prática de crimes por organizações criminosas e milícias deverão ser declarados perdidos em favor da União ou do Estado, dependendo da Justiça onde tramita a ação penal, ainda que não ponham em perigo a segurança das pessoas, a moral ou a ordem pública, nem ofereçam sério risco de ser utilizados para o cometimento de novos crimes.

Para que ocorra o confisco alargado, é preciso que o pena em abstrato do crime seja superior a 6 anos de reclusão.

Pode, aqui incidir causas de aumento de pena.

Neste caso, o legislador dispõe que “poderá ser decretada a perda, como produto ou proveito do crime, dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito“.

Imagine o seguinte exemplo…

Determinado funcionário público recebe R$5.000,00 por mês.

Portanto, no ano, o funcionário recebe R$60.000,00.

Entretanto, ficou comprovado, no processo, que:

  1. O funcionário público recebeu propina de R$13.000,00;
  2. O patrimônio do funcionário público é de R$10.000.000,00 (dez milhões de reais).

Esse patrimônio de 10 milhões de reais é incompatível com o rendimento de 60 mil reais anuais.

Imagine, nesse exemplo, que o agente consiga comprovar que, como rendimento lícito conseguiu 600 mil reais (5 anos) e 400 mil de herança.

Nesse caso, há uma diferença de 9 milhões de reais.

Esses 9 milhões de reais serão CONSIDERADOS (presunção) como se fossem produto ou proveito do crime.

Note que não é, diretamente, produto ou proveito do crime, pois, caso fosse, seria o confisco do art. 91.

Tem-se, nesse exemplo, o seguinte:

  1. R$13.000,00 como produto direto do crime (corrupção passiva) deverão ser confiscados (art. 91 do CP);
  2. R$9.000.000,00 como presunção de produto ou proveito do crime, deverão ser confiscados (art. 91-A do CP).

Trata-se de presunção e, por isso, fala-se aqui em confisco alargado de bens.

Trata-se de evidente inversão do ônus da prova, pois a regra, até a inserção desse dispositivo no Código Penal pela lei 13.964/19, cabia ao Ministério Público comprovar que os bens eram produto ou proveito da prática do crime.

Com o confisco alargado de bens, contudo, presume-se como produto ou proveito do crime “à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com o seu rendimento lícito“.

Trata-se, evidentemente, de presunção relativa, pois cabe prova em contrário.

Aliás, o § 2º dispõe que “O condenado poderá demonstrar a inexistência da incompatibilidade ou a procedência lícita do patrimônio”.

A prova, neste caso, cabe ao agente (e não ao MP) e, por isso, o legislador, aqui, optou pela inversão do ônus da prova.

O problema, segundo a doutrina, é que esse dispositivo é inconstitucional, por violar a presunção de inocência.

Segundo a doutrina, o ônus da prova é do MP em razão da presunção de inocência e o legislador, ao inverter o ônus da prova, viola, em última análise, a própria presunção de inocência (art. 5°, LVII, da CF).

A lei anticrime também prevê a possibilidade de alagar o confisco de bem quando o agente mantém o patrimônio em nome de terceiros (“laranjas”).

Observe o que dispõe o art. 91-A, § 1º, do CP:

Art. 91-A (…)

§ 1º Para efeito da perda prevista no caput deste artigo, entende-se por patrimônio do condenado todos os bens:

I – de sua titularidade, ou em relação aos quais ele tenha o domínio e o benefício direto ou indireto, na data da infração penal ou recebidos posteriormente; e

II – transferidos a terceiros a título gratuito ou mediante contraprestação irrisória, a partir do início da atividade criminal.

Note que o inciso I fala em benefício direto ou indireto.

O legislador, aqui, abarca muitas hipótese de uso de bem em nome de terceiro.

Imagine, por exemplo, que, em uma determina região, sabe-se que o agente tem um veículo de luxo.

Entretanto, ao verificar, o veículo de luxo está em nome de terceiro.

O art. 91-A, § 1º, I, do CP, então, vem para dizer que este bem será confiscado (confisco alargado de bens), pois é o agente que tem o benefício direto do bem.

Além disso, também é considerado patrimônio do condenado o bem:

  1. Transferido a título gratuito (e.g. doação);
  2. Transferido mediante contraprestação irrisória.

Nesses casos, contudo, deve o MP comprovar que a transferência ocorre APÓS o início da atividade criminal.

É interessante observar que, em todos os casos de confisco alargado de bens,  a perda prevista “deverá ser requerida expressamente pelo Ministério Público, por ocasião do oferecimento da denúncia, com indicação da diferença apurada” (art. 91-A, § 3º, do CP).

Não se trata, portanto, de um efeito automático da condenação.

Na sentença condenatória, o juiz deve declarar o valor da diferença apurada e especificar os bens cuja perda for decretada (art. 91-A, § 4º, do CP).

Por fim, o Código Penal elenca no art. 92, assim como fez no art. 91-A, efeitos extrapenais NÃO são automáticos, devendo, portanto, constar na sentença.

Art. 92 – São também efeitos da condenação:

I – a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo:

a) quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a Administração Pública;

b) quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a 4 (quatro) anos nos demais casos.

II – a incapacidade para o exercício do poder familiar, da tutela ou da curatela nos crimes dolosos sujeitos à pena de reclusão cometidos contra outrem igualmente titular do mesmo poder familiar, contra filho, filha ou outro descendente ou contra tutelado ou curatelado;

III – a inabilitação para dirigir veículo, quando utilizado como meio para a prática de crime doloso.

Parágrafo único – Os efeitos de que trata este artigo não são automáticos, devendo ser motivadamente declarados na sentença.

O primeiro efeito tratado pelo art. 92 é a “perda de cargo, função pública ou mandato eletivo“.

A perda de cargo, função pública ou mandado eletivo como efeito da condenação, evidentemente, NÃO se confunde com a “proibição de exercício de cargo/ emprego/ função/ mandato eletivo”.

A proibição de exercício de cargo/ emprego/ função/ mandato eletivo é uma das hipóteses de interdição temporária de direito que, por sua vez, é pena restritiva de direitos e que, portanto, substitui a pena privativa de liberdade.

O efeito de “perda de cargo, função pública ou mandato eletivo” ocorre quando aplicada pena:

  1. Privativa de liberdade  igual ou superior a 1 ano, se crime praticado com abuso de poder ou violação de dever para com a Administração Pública;
  2. Privativa de liberdade superior a 4 anos em qualquer hipótese.

É interessante observar que a perda do cargo NÃO é um efeito automático.

  • Dica: observe como o tema foi cobrado na prova da OAB:

Também é efeito da condenação incapacidade para o exercício do poder familiar, da tutela ou da curatela nos crimes dolosos sujeitos à pena de reclusão cometidos:

  1. Contra outrem igualmente titular do mesmo poder familiar;
  2. Contra filho, filha ou outro descendente ou;
  3. Contra tutelado ou curatelado” (Art. 92, II, CP).

Por fim, é efeito extrapenal da condenação “a inabilitação para dirigir veículo, quando utilizado como meio para a prática de crime doloso” (art. 92, III, do CP).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja Também...

Deixe um comentário

DIREITO PENAL DESENHADO

👉 DIREITO SIMPLES E DESCOMPLICADO

Acesso imediato 🚀

Enviar Mensagem
Precisa de Ajuda?
Olá! 😉
Posso ajudar com Mapas Mentais, Resumos e Videoaulas de Direito 🤓👊📚