Controle Difuso de Constitucionalidade (Direito Constitucional) – Resumo Completo

O controle difuso desenvolve-se em concreto, ou seja, diante de um caso concreto, logo, hรก um indivรญduo atingido pela lei inconstitucional.

A existรชncia do caso concreto gera interesse de agir, portanto, gera uma das condiรงรตes da aรงรฃo.

Qualquer pessoa (fรญsica, jurรญdica, entes despersonalizados, etc) pode lanรงar mรฃo do controle difuso, por exemplo, interpondo recurso extraordinรกrio.

Ademais, o juiz pode declarar โ€œde ofรญcioโ€ a inconstitucionalidade da lei, nรฃo havendo preclusรฃo.

  • Entenda o tema, de forma didรกtica, com nosso vรญdeo desenhado (abaixo).
resumo de controle difuso (direito constitucional)

Poderรก ser realizado controle difuso, inclusive, na Aรงรฃo Civil Pรบblica, desde que a declaraรงรฃo de inconstitucionalidade esteja na causa de pedir e nรฃo no pedido.

Isso porque a declaraรงรฃo de constitucionalidade serรก o pedido apenas em aรงรตes direcionadas ao Controle Concentrado de Constitucionalidade (e.g. ADI, ADO, etc).

ร‰ requisito de admissibilidade imprescindรญvel do Recurso Extraordinรกrio o prequestionamento, obrigando a parte que suscite a questรฃo constitucional atรฉ o momento imediatamente anterior ร  interposiรงรฃo desse recurso.

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  • โœ…Revisรฃo rรกpidaย 
  • โœ…Memorizaรงรฃo simples
  • โœ…Maior concentraรงรฃo
  • โœ…Simplificaรงรฃo do conteรบdo.

O Controle Difuso, para grande parte da doutrina, รฉ sinรดnimo de:

  1. Controle concreto: desenvolve-se frente a um caso concreto e nรฃo em relaรงรฃo a norma em abstrato;
  2. Controle incidental: Nasce como um incidente. Nรฃo serรก parte integrante do pedido principal, mas sim da causa de pedir;
  3. Modelo norte-americano;
  4. Por via de exceรงรฃo ou por via de defesa: trata-se de controle que se desenrola junto a defesa da parte integrante do processo judicial.

Em anรกlise mais aprofundada, para da doutrina sustenta que nem tudo pode ser tratado como sinรดnimo.

Isso porque o controle concreto pode desenvolver-se em abstrato.

ร‰ o que ocorre, por exemplo, na cisรฃo funcional de competรชncia no plano horizontal dos Tribunais.

Vocรช pode estar se perguntando: “mas o que รฉ a cisรฃo funcional de competรชncia no plano horizontal?”.

Parece complicado, mas รฉ bastante simples de entender…

Para ser didรกtico, vou explicar em um tรณpico separado.

Cisรฃo Funcional de Competรชncia no Plano Horizontal

Em 1ยบ grau, qualquer juiz poderรก declarar a inconstitucionalidade de qualquer lei, inclusive de ofรญcio.

Entretanto, em 2ยบ grau, hรก clรกusula de reserva de plenรกrio que exige voto da maioria absoluta ou do รณrgรฃo especial para declaraรงรฃo de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pรบblico.

Observe o que dispรตe o art. 97 da Constituiรงรฃo Federal:

“Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo รณrgรฃo especial poderรฃo os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pรบblico.”

ร‰ importante lembrar que, segundo a Sรบmula Vinculante 10,viola a clรกusula de reserva de plenรกrio (CF, artigo 97) a decisรฃo de รณrgรฃo fracionรกrio de tribunal que, embora nรฃo declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pรบblico, afasta sua incidรชncia, no todo ou em parte.”

O art. 93, inciso XI da Lei Maior dispรตe que haverรก รณrgรฃo especial em Tribunais com mais de 25 julgadores.

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Controle Difuso de Constitucionalidade (Direito Constitucional) – Resumo Completo

  • โœ…Mais didรกticaย 
  • โœ…Fรกcil entendimento
  • โœ…Sem enrolaรงรฃo
  • โœ…Melhor revisรฃo

A clรกusula de reserva de plenรกrio NรƒO se aplica ร :

  1. Turma Recursal do Juizado Especial;
  2. Turmas do STF.

No procedimento de 2ยบ grau, seja decidindo por meio do รณrgรฃo especial, seja decidindo por meio do pleno, ocorrerรก a denominada cisรฃo funcional de competรชncia horizontal.

O art. 93, inciso XI da Lei Maior, por sua vez, disciplina que haverรก รณrgรฃo especial em Tribunais com mais de 25 julgadores.

No procedimento de 2ยบ grau, seja decidindo por meio do รณrgรฃo especial, seja decidindo por meio do pleno, ocorrerรก a denominada cisรฃo funcional de competรชncia horizontal.

O procedimento รฉ o seguinte:

  • 1ยช fase: A cรขmara (justiรงa estadual) ou turma (justiรงa federal), observando a inconstitucionalidade, lavrarรก o acรณrdรฃo de encaminhamento. Tal acรณrdรฃo instalarรก o incidente de inconstitucionalidade, bem como remeterรก o processo ao pleno ou รณrgรฃo especial.
  • 2ยช fase: O Pleno, ou รณrgรฃo especial, por sua vez, decidirรก o incidente de inconstitucionalidade, lavrando o acรณrdรฃo do incidente de inconstitucionalidade. Hรก, aqui, a cisรฃo funcional da competรชncia no plano horizontal. A cรขmara ou turma mantรฉm a competรชncia para julgar o mรฉrito, contudo, o ร“rgรฃo Especial ou Pleno decidirรก a questรฃo constitucional que, em verdade, estรก situada na causa de pedir da Aรงรฃo. Portanto, a causa de pedir รฉ deslocada para o Plenรกrio ou รณrgรฃo especial.
  • 3ยช fase: Julgada a causa de pedir imbuรญda de questรฃo constitucional, deve esta voltar ร  cรขmara que, por fim, lavrarรก o acรณrdรฃo de complemento, decidindo o mรฉrito do recurso, levando em consideraรงรฃo a decisรฃo proferida quanto ร  questรฃo constitucional.

ร‰ importante observar que, segundo a Sรบmula 513 do STF, “a decisรฃo que enseja a interposiรงรฃo de recurso ordinรกrio ou extraordinรกrio nรฃo รฉ a do plenรกrio, que resolve o incidente de inconstitucionalidade, mas a do รณrgรฃo (cรขmaras, grupos ou turmas) que completa o julgamento do feito”.

Portanto, nรฃo cabe RO ou RE da decisรฃo do plenรกrio ou รณrgรฃo especial, mas apenas da decisรฃo do รณrgรฃo (cรขmara, grupos ou turmas).

Vale ressaltar que hรก hipรณteses em que pode ser dispensada a clรกusula de reserva plenรกrio.

Em regra, a clรกusula de reserva de plenรกrio tem que ser observada, apenas, no โ€œleading caseโ€, ou seja, apenas quando o Tribunal estiver decidindo o caso pela primeira vez.

Hรก 2 hipรณteses que dispensam a reserva de plenรกrio:

  1. Quando houver precedente do prรณprio Tribunal;
  2. Quando o STF jรก declarou a inconstitucionalidade/ constitucionalidade da lei. Portanto, se houver precedente do STF.

A declaraรงรฃo de inconstitucionalidade da lei, no controle difuso, tem efeito โ€œinter partesโ€ (vale apenas para a parte).

Isso ocorre ainda que o STF declare a inconstitucionalidade da lei.

Ademais, o efeito da declaraรงรฃo serรก โ€œex tuncโ€ (retroativo).

Declarada a inconstitucionalidade, deve o STF comunicar o Senado Federal (art. 52, X, CF/88).

O Senado, entรฃo, poderรก, caso tenha interesse, suspender a lei declarada inconstitucional, expedindo a denominada resoluรงรฃo coparticipativa.

Neste รบltimo caso, a suspensรฃo da lei terรก efeito โ€œerga omnesโ€ e โ€œex nuncโ€.

Abstrativizaรงรฃo do Controle Difuso

Como estudamos anteriormente, o controle difuso produz efeitos, em regra, apenas em relaรงรฃo as partes do processo.

A luz do art. 52, inciso X, da Constituiรงรฃo Federal, cabe o Supremo Tribunal Federal comunicar o Senado para que retire a norma inconstitucional do ordenamento jurรญdico.

Porรฉm, em patente mutaรงรฃo constitucional (tรฉcnica de interpretaรงรฃo por meio do qual se altera o sentido, sem alterar o conteรบdo da norma), o STF passou a entender que a funรงรฃo do Senado รฉ publicar a decisรฃo do STF, sendo que, desde a decisรฃo, hรก efeitos erga omnes (contra todos) e nรฃo apenas inter partes (entre as partes).

A fundamentaรงรฃo possui, basicamente, dois pilares de sustentaรงรฃo.

Em primeiro lugar, o controle difuso, exercido por meio do Recurso Extraordinรกrio, exige repercussรฃo geral.

Demonstrar a repercussรฃo geral do recurso significa, em verdade, demonstrar que a inconstitucionalidade transcende o interesse das partes, atingindo a coletividade e, por conseguinte, o interesse pรบblico.

Surge, entรฃo, a grande questรฃo: se transcende (ultrapassa) o interesse das partes, porque manter os efeitos da decisรฃo restrito as partes???

Diante deste problema, o STF passou a sustentar que o controle difuso poderรก gerar efeitos erga omnes.

O segundo pilar de sustentaรงรฃo do conceito รฉ a sรบmula vinculante, criada por meio da lei 11.417/2006.

Para ediรงรฃo de sรบmula vinculante รฉ imprescindรญvel a existรชncia de mais de uma decisรฃo direcionada a um รบnico sentido.

Significa dizer que o conteรบdo da sรบmula vinculante respalda-se em uma sรฉrie de decisรตes emanadas do Controle Difuso.

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