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ToggleA aprendizagem, como processo de aquisiรงรฃo de conhecimento e habilidades prรกticas, transcende o escopo da mera execuรงรฃo de tarefas, configurando-se como um pilar para a inserรงรฃo qualificada no mercado de trabalho (Art. 428 da CLT).
Historicamente, a aprendizagem tem sido uma ferramenta de combate ร desigualdade social e ร marginalizaรงรฃo de jovens, visando oferecer uma base tรฉcnica e profissional robusta (Decreto n. 7.566/1909).
Natureza Jurรญdica do Contrato de Aprendizagem
O contrato de aprendizagem, delineado pelo artigo 428 da CLT, รฉ um acordo de trabalho especial e detรฉm uma natureza jurรญdica hรญbrida.ย
Art. 428. Contrato de aprendizagem รฉ o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14 (quatorze) e menor de 24 (vinte e quatro) anos inscrito em programa de aprendizagem formaรงรฃo tรฉcnico-profissional metรณdica, compatรญvel com o seu desenvolvimento fรญsico, moral e psicolรณgico, e o aprendiz, a executar com zelo e diligรชncia as tarefas necessรกrias a essa formaรงรฃo.
Enquanto contrato de trabalho, ele impรตe obrigaรงรตes e confere direitos laborais, mas sua essรชncia รฉ formativa, destinada ร capacitaรงรฃo tรฉcnico-profissional do jovem aprendiz.ย
A lei exige que seja um pacto escrito, limitado no tempo, onde o empregador garante a formaรงรฃo metรณdica, e o aprendiz, por sua vez, se compromete a seguir o programa estabelecido.
A especialidade desse contrato estรก no seu objetivo primordial: a formaรงรฃo do aprendiz. Isso implica uma sรฉrie de responsabilidades para o empregador, que vai alรฉm da mera oferta de trabalho.
Deve-se fornecer ao aprendiz uma experiรชncia que integre conhecimento teรณrico e prรกtico, metodicamente organizada para evoluir sua capacidade profissional, como estabelece o ยง 4ยบ do artigo 428 da CLT.
Alรฉm disso, o contrato de aprendizagem, conforme o ยง 1ยบ do artigo 428 da CLT, pressupรตe anotaรงรฃo na CTPS, matrรญcula e frequรชncia escolar, caso o aprendiz nรฃo tenha concluรญdo o ensino mรฉdio, evidenciando a importรขncia do equilรญbrio entre trabalho e educaรงรฃo formal.
O prazo determinado do contrato de aprendizagem รฉ uma caracterรญstica que o distingue dos demais tipos de contrato de trabalho.
De acordo com o ยง 3ยบ do artigo 428 da CLT, o contrato de aprendizagem nรฃo pode exceder dois anos, exceto para aprendizes com deficiรชncia.
Isso ressalta a natureza temporรกria e educacional do contrato, nรฃo se destinando a ser um emprego de longo prazo, mas uma oportunidade de desenvolvimento profissional inicial.
Requisitos de Validade
A validade do contrato de aprendizagem estรก intrinsecamente ligada ao cumprimento de requisitos especรญficos impostos pela legislaรงรฃo trabalhista, sendo delineada pelo artigo 428 da Consolidaรงรฃo das Leis do Trabalho (CLT).ย
Art. 428 (…)
ยง 1ยฐ A validade do contrato de aprendizagem pressupรตe anotaรงรฃo na Carteira de Trabalho e Previdรชncia Social, matrรญcula e freqรผรชncia do aprendiz na escola, caso nรฃo haja concluรญdo o ensino mรฉdio, e inscriรงรฃo em programa de aprendizagem desenvolvido sob orientaรงรฃo de entidade qualificada em formaรงรฃo tรฉcnico-profissional metรณdica.
Primeiramente, a formalizaรงรฃo do contrato deve ser realizada por escrito e รฉ necessรกria a anotaรงรฃo na Carteira de Trabalho e Previdรชncia Social (CTPS) do aprendiz.
A ausรชncia de qualquer dessas formalidades pode levar ร invalidade do contrato especial, reclassificando-o como um contrato de emprego comum, com todas as implicaรงรตes legais correspondentes.
Adicionalmente, o contrato de aprendizagem exige que o aprendiz esteja matriculado e frequentando a escola, caso nรฃo tenha concluรญdo o ensino mรฉdio, e inscrito em um programa de aprendizagem qualificado.
Esses programas devem ser desenvolvidos sob orientaรงรฃo de entidades reconhecidas e qualificadas em formaรงรฃo tรฉcnico-profissional metรณdica.
Isso reflete a preocupaรงรฃo legal com a integraรงรฃo do desenvolvimento educacional formal com a formaรงรฃo tรฉcnica, assegurando que o aprendizado prรกtico esteja alinhado com o progresso educacional do aprendiz.
Por fim, o artigo 428 da CLT estabelece que a formaรงรฃo tรฉcnico-profissional deve ser composta por atividades teรณricas e prรกticas, estruturadas em tarefas de complexidade progressiva desenvolvidas no ambiente de trabalho.ย
Art. 428 (…)
ยง 4ยฐย A formaรงรฃo tรฉcnico-profissional a que se refere o caput deste artigo caracteriza-se por atividades teรณricas e prรกticas, metodicamente organizadas em tarefas de complexidade progressiva desenvolvidas no ambiente de trabalho.
A duraรงรฃo do contrato nรฃo pode exceder dois anos, salvo para aprendizes com deficiรชncia, indicando o carรกter temporรกrio e educativo do contrato, que visa garantir ao aprendiz uma formaรงรฃo profissional adequada, sem comprometer seu desenvolvimento integral.
Art. 428 (…)
ยง 3ยฐ O contrato de aprendizagem nรฃo poderรก ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de aprendiz portador de deficiรชncia.
Obrigaรงรฃo de Contrataรงรฃo de Aprendizes
Empresas de determinados segmentos sรฃo obrigadas a contratar aprendizes, com o nรบmero variando entre um mรญnimo de 5% e um mรกximo de 15% dos trabalhadores, ressalvadas algumas exceรงรตes, como microempresas e empresas de pequeno porte que sรฃo dispensadas dessa obrigaรงรฃo (Art. 429 da CLT).
Art. 429. Os estabelecimentos de qualquer natureza sรฃo obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviรงos Nacionais de Aprendizagem nรบmero de aprendizes equivalente a cinco por cento, no mรญnimo, e quinze por cento, no mรกximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funรงรตes demandem formaรงรฃo profissional.
Direitos dos Aprendizes
Os aprendizes tรชm assegurados direitos trabalhistas como o salรกrio mรญnimo hora, fรฉrias, vale-transporte e outros benefรญcios previdenciรกrios.ย
Importante notar que o FGTS do aprendiz รฉ recolhido ร alรญquota reduzida de 2% (Art. 15 da Lei n. 8.036/90).
Art. 15. Para os fins previstos nesta Lei, todos os empregadores ficam obrigados a depositar, atรฉ o vigรฉsimo dia de cada mรชs, em conta vinculada, a importรขncia correspondente a 8% (oito por cento) da remuneraรงรฃo paga ou devida, no mรชs anterior, a cada trabalhador, incluรญdas na remuneraรงรฃo as parcelas de que tratam os arts. 457 e 458 da Consolidaรงรฃo das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nยบ 5.452, de 1ยบ de maio de 1943, e a Gratificaรงรฃo de Natal de que trata a Lei nยบ 4.090, de 13 de julho de 1962. (Redaรงรฃo dada pela Lei nยบ 14.438, de 2022) Produรงรฃo de efeitos
(…)
ยง 7ยฐ Os contratos de aprendizagem terรฃo a alรญquota a que se refere o caput deste artigo reduzida para dois por cento.
Cessaรงรฃo e Transiรงรฃo do Contrato
A cessaรงรฃo do contrato de aprendizagem รฉ um processo regido por normas especรญficas, refletindo a natureza singular deste tipo de contrato.
Conforme o artigo 433 da CLT, o tรฉrmino natural ocorre ao final do prazo determinado ou quando o aprendiz atinge 24 anos, ressalvando-se a situaรงรฃo dos aprendizes com deficiรชncia, para os quais nรฃo se aplica a limitaรงรฃo etรกria.ย
Art. 433. O contrato de aprendizagem extinguir-se-รก no seu termo ou quando o aprendiz completar 24 (vinte e quatro) anos, ressalvada a hipรณtese prevista no ยง 5ยฐ do art. 428 desta Consolidaรงรฃo, ou ainda antecipadamente nas seguintes hipรณteses:
(…)
Esse limite de tempo reforรงa a finalidade do contrato, que รฉ a formaรงรฃo tรฉcnico-profissional temporรกria e nรฃo a manutenรงรฃo de um emprego de longo prazo.
O contrato de aprendizagem tambรฉm pode ser encerrado antecipadamente em situaรงรตes especรญficas.ย
Art. 433 (…)
I – desempenho insuficiente ou inadaptaรงรฃo do aprendiz, salvo para o aprendiz com deficiรชncia quando desprovido de recursos de acessibilidade, de tecnologias assistivas e de apoio necessรกrio ao desempenho de suas atividades; (Redaรงรฃo dada pela Lei nยบ 13.146, de 2015) (Vigรชncia)
II โ falta disciplinar grave;
III โ ausรชncia injustificada ร escola que implique perda do ano letivo; ou
IV โ a pedido do aprendiz.
O desempenho insuficiente ou inadaptaรงรฃo do aprendiz, a falta disciplinar grave, a ausรชncia injustificada ร escola que implique perda do ano letivo, ou o pedido do prรณprio aprendiz sรฃo causas previstas para a rescisรฃo antecipada.
No caso de desempenho insuficiente ou inadaptaรงรฃo, particularmente para aprendizes com deficiรชncia, a legislaรงรฃo prevรช salvaguardas, como a necessidade de recursos de acessibilidade e apoio para o desempenho de suas atividades.
Um aspecto importante รฉ que, ao contrรกrio dos contratos de emprego comuns, o contrato de aprendizagem nรฃo prevรช a possibilidade de rescisรฃo unilateral por iniciativa do empregador sem justa causa.
A proteรงรฃo ao aprendiz รฉ reforรงada pela vedaรงรฃo expressa de aplicaรงรฃo das normas gerais de rescisรฃo previstas nos artigos 479 e 480 da CLT, que tratam de indenizaรงรตes em caso de rescisรฃo antecipada de contratos por tempo determinado.
Alรฉm disso, รฉ relevante notar que a conclusรฃo bem-sucedida do contrato de aprendizagem nรฃo implica automaticamente em uma transiรงรฃo para um contrato de trabalho por tempo indeterminado.
O aprendiz, apรณs o tรฉrmino do contrato, pode ser considerado para uma vaga regular na empresa, mas isso exigiria uma nova contrataรงรฃo, com todos os procedimentos legais correspondentes, inclusive a possibilidade de seleรงรฃo competitiva, se aplicรกvel.
Finalmente, a legislaรงรฃo incentiva a continuidade da formaรงรฃo profissional apรณs a conclusรฃo do contrato de aprendizagem.
Os aprendizes que concluem com รชxito seu perรญodo de formaรงรฃo e recebem um certificado de qualificaรงรฃo profissional estรฃo melhor posicionados no mercado de trabalho e podem buscar empregos que exigem as habilidades adquiridas.
Assim, o contrato de aprendizagem serve como um trampolim para o desenvolvimento de uma carreira e nรฃo um fim em si mesmo.