Taxas

As taxas sรฃo tributos com natureza contraprestacional, ou seja, sรฃo cobradas em razรฃo de um serviรงo pรบblico especรญfico ou do exercรญcio do poder de polรญcia.

Conforme o artigo 145, inciso II, da Constituiรงรฃo Federal, as taxas tรชm como fatos geradores:

  • Exercรญcio regular do poder de polรญcia.
  • Utilizaรงรฃo, efetiva ou potencial, de serviรงos pรบblicos especรญficos e divisรญveis, prestados ao contribuinte ou postos ร  sua disposiรงรฃo.

Vamos analisar cada um desses aspectos em detalhes.

Exercรญcio Regular do Poder de Polรญcia

O poder de polรญcia รฉ a atividade administrativa que limita ou disciplina direitos, interesses ou liberdades individuais em prol do interesse pรบblico. Segundo o artigo 78 do Cรณdigo Tributรกrio Nacional (CTN):

“Considera-se poder de polรญcia a atividade da administraรงรฃo pรบblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prรกtica de ato ou a abstenรงรฃo de fato, em razรฃo de interesse pรบblico concernente ร  seguranรงa, ร  higiene, ร  ordem, aos costumes, ร  disciplina da produรงรฃo e do mercado, ao exercรญcio de atividades econรดmicas dependentes de concessรฃo ou autorizaรงรฃo do poder pรบblico, ร  tranquilidade pรบblica ou ao respeito ร  propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.”

Para que a cobranรงa da taxa seja legรญtima, o poder de polรญcia deve ser exercido de forma regular. O parรกgrafo รบnico do artigo 78 do CTN estabelece:

“Considera-se regular o exercรญcio do poder de polรญcia quando desempenhado pelo รณrgรฃo competente nos limites da lei aplicรกvel, com observรขncia do devido processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionรกria, sem abuso ou desvio de poder.”

Exemplos de Taxa de Polรญcia

  • Emissรฃo de alvarรกs: Licenรงas para construรงรฃo ou funcionamento de estabelecimentos.
  • Fiscalizaรงรฃo sanitรกria: Inspeรงรตes em restaurantes e indรบstrias alimentรญcias.
  • Licenciamento de veรญculos: Autorizaรงรฃo para circulaรงรฃo de veรญculos automotores.

Utilizaรงรฃo de Serviรงos Pรบblicos Especรญficos e Divisรญveis

Para que uma taxa seja cobrada pela prestaรงรฃo de um serviรงo pรบblico, รฉ necessรกrio que este seja:

  • Especรญfico: Pode ser destacado como uma unidade autรดnoma de intervenรงรฃo ou utilidade pรบblica.
  • Divisรญvel: ร‰ possรญvel identificar individualmente os usuรกrios beneficiados pelo serviรงo.

De acordo com o artigo 79 do CTN:

  • I – Os serviรงos pรบblicos consideram-se utilizados pelo contribuinte:
    • a) Efetivamente, quando por ele usufruรญdos a qualquer tรญtulo;
    • b) Potencialmente, quando, sendo de utilizaรงรฃo compulsรณria, sejam postos ร  sua disposiรงรฃo mediante atividade administrativa em efetivo funcionamento.
  • II – Sรฃo especรญficos quando podem ser destacados em unidades autรดnomas.
  • III – Sรฃo divisรญveis quando suscetรญveis de utilizaรงรฃo separadamente por cada usuรกrio.

Utilizaรงรฃo Efetiva e Potencial

  • Utilizaรงรฃo efetiva: O contribuinte utiliza diretamente o serviรงo, como no caso das custas judiciais.
  • Utilizaรงรฃo potencial: O serviรงo estรก ร  disposiรงรฃo do contribuinte, independentemente de uso efetivo, como na coleta de lixo domiciliar.

Exemplos de Taxa de Serviรงo

  • Taxa de coleta de lixo: Cobranรงa pela disponibilizaรงรฃo do serviรงo de coleta de resรญduos domiciliares.
  • Taxa de emissรฃo de documentos: Pagamento pela emissรฃo de carteiras de identidade ou passaportes.

Limites Constitucionais e Legais das Taxas

Vedaรงรฃo de Taxas sobre Serviรงos Indivisรญveis

Serviรงos pรบblicos gerais, prestados de forma indivisรญvel ร  coletividade, nรฃo podem ser custeados por taxas. Por exemplo:

  • Iluminaรงรฃo pรบblica: Beneficia a todos indistintamente e nรฃo permite a identificaรงรฃo individual dos usuรกrios.

Conforme a Sรบmula Vinculante nยบ 41 do Supremo Tribunal Federal (STF):

“O serviรงo de iluminaรงรฃo pรบblica nรฃo pode ser remunerado mediante taxa.”

Base de Cรกlculo das Taxas

O artigo 145, ยง 2ยบ, da Constituiรงรฃo Federal determina:

“As taxas nรฃo poderรฃo ter base de cรกlculo prรณpria de impostos.”

Isso significa que a base de cรกlculo deve refletir o custo da atividade estatal especรญfica, nรฃo podendo se basear em elementos como renda ou patrimรดnio do contribuinte.

Destinaรงรฃo Especรญfica das Taxas

As taxas tรชm destinaรงรฃo vinculada ao custeio da atividade que lhes serve de fato gerador. Nรฃo se aplica a elas o princรญpio da nรฃo afetaรงรฃo de receitas previsto no artigo 167, inciso IV, da Constituiรงรฃo Federal.

Jurisprudรชncia sobre Taxas

Taxa de Coleta de Lixo – Sรบmula Vinculante nยบ 19

O STF consolidou entendimento sobre a legitimidade da cobranรงa da taxa de coleta de lixo domiciliar:

“A taxa cobrada exclusivamente em razรฃo dos serviรงos pรบblicos de coleta, remoรงรฃo e tratamento ou destinaรงรฃo de lixo ou resรญduos provenientes de imรณveis nรฃo viola o artigo 145, II, da Constituiรงรฃo Federal.”

ร‰ essencial que a cobranรงa seja exclusiva pelos serviรงos referentes aos resรญduos provenientes de imรณveis, nรฃo incluindo limpeza de vias pรบblicas.

Taxa de Iluminaรงรฃo Pรบblica

A cobranรงa de taxa para custear a iluminaรงรฃo pรบblica รฉ inconstitucional devido ร  impossibilidade de individualizar os usuรกrios. Para financiar esse serviรงo, foi criada a Contribuiรงรฃo para o Custeio do Serviรงo de Iluminaรงรฃo Pรบblica (COSIP), prevista no artigo 149-A da Constituiรงรฃo Federal, inserido pela Emenda Constitucional nยบ 39/2002.

Taxa de Seguranรงa Pรบblica e de Bombeiros

A seguranรงa pรบblica รฉ dever do Estado e direito de todos, conforme o artigo 144 da Constituiรงรฃo Federal. O STF jรก declarou a inconstitucionalidade de taxas destinadas ao custeio de serviรงos de seguranรงa pรบblica, incluindo serviรงos de combate a incรชndios.

Competรชncia Comum na Instituiรงรฃo de Taxas

Diferentemente dos impostos, cuja competรชncia รฉ definida por listas especรญficas na Constituiรงรฃo Federal โ€” como nos artigos 153, 155 e 156, que atribuem impostos ร  Uniรฃo, Estados e Municรญpios, respectivamente โ€”, a competรชncia para instituir taxas รฉ comum a todos os entes federativos.

Conforme o artigo 145, inciso II, da Constituiรงรฃo Federal, “a Uniรฃo, os Estados, o Distrito Federal e os Municรญpios poderรฃo instituir taxas […] em razรฃo do exercรญcio do poder de polรญcia ou pela utilizaรงรฃo, efetiva ou potencial, de serviรงos pรบblicos especรญficos e divisรญveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposiรงรฃo”.

Isso significa que qualquer ente federativo pode instituir taxas, desde que sejam em decorrรชncia do exercรญcio regular do poder de polรญcia ou da prestaรงรฃo de serviรงos pรบblicos especรญficos e divisรญveis.

Fato Gerador das Taxas e Competรชncia

Para determinar quem รฉ competente para instituir uma determinada taxa, รฉ essencial verificar quem exerce a atividade estatal que dรก origem ao fato gerador da taxa. Ou seja, รฉ necessรกrio identificar qual ente federativo รฉ responsรกvel pela prestaรงรฃo do serviรงo ou pelo exercรญcio do poder de polรญcia em questรฃo.

Por exemplo, nรฃo existe na Constituiรงรฃo um artigo que diga explicitamente que o Municรญpio pode instituir a taxa de coleta de lixo. No entanto, o artigo 30, inciso V, atribui aos Municรญpios a competรชncia para “organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessรฃo ou permissรฃo, os serviรงos pรบblicos de interesse local”. Portanto, sendo a coleta de lixo um serviรงo de interesse local, compete ao Municรญpio instituir a taxa correspondente.

Exemplos de Competรชncia na Instituiรงรฃo de Taxas

Taxa de Coleta de Lixo

Como mencionado, a coleta de lixo รฉ um serviรงo de interesse local. Assim, os Municรญpios tรชm competรชncia para instituir a taxa correspondente, uma vez que sรฃo responsรกveis pela prestaรงรฃo desse serviรงo conforme o artigo 30, inciso V, da Constituiรงรฃo Federal.

Taxa de Embarque em Aeroportos

A Uniรฃo รฉ responsรกvel pela administraรงรฃo dos aeroportos e pela prestaรงรฃo dos serviรงos aeroportuรกrios. Dessa forma, somente a Uniรฃo pode instituir a taxa de embarque em aeroportos, conforme sua competรชncia estabelecida no artigo 21, inciso XII, alรญnea “c”, da Constituiรงรฃo Federal.

Fiscalizaรงรฃo de Recursos Minerais

A competรชncia para fiscalizar atividades relacionadas ร  pesquisa, lavra e exploraรงรฃo de recursos minerais รฉ comum entre os entes federativos. O artigo 23, inciso XI, da Constituiรงรฃo Federal, dispรตe que รฉ competรชncia comum da Uniรฃo, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municรญpios “registrar, acompanhar e fiscalizar as concessรตes de direitos de pesquisa e exploraรงรฃo de recursos hรญdricos e minerais em seus territรณrios”.

O Supremo Tribunal Federal, ao julgar a Aรงรฃo Direta de Inconstitucionalidade nยบ 7.400, reconheceu que os Estados tรชm competรชncia para instituir taxa pelo exercรญcio do poder de polรญcia sobre essas atividades em seus territรณrios.

Taxa de Licenciamento Ambiental

A fiscalizaรงรฃo ambiental รฉ outra รกrea em que a competรชncia รฉ compartilhada. Os entes federativos podem exercer o poder de polรญcia ambiental e, consequentemente, instituir taxas referentes ao licenciamento ambiental. Isso se baseia no artigo 23, incisos VI e VII, da Constituiรงรฃo Federal, que atribui competรชncia comum para “proteger o meio ambiente e combater a poluiรงรฃo em qualquer de suas formas”.

Taxas em Serviรงos de Telecomunicaรงรตes

No caso dos serviรงos de telecomunicaรงรตes, a competรชncia para fiscalizar e, portanto, instituir taxas รฉ da Uniรฃo. O artigo 22, inciso IV, da Constituiรงรฃo Federal, estabelece que “compete privativamente ร  Uniรฃo legislar sobre รกguas, energia, informรกtica, telecomunicaรงรตes e radiodifusรฃo”.

O Supremo Tribunal Federal, no Recurso Extraordinรกrio nยบ 776.594, com repercussรฃo geral reconhecida, firmou a tese de que รฉ competรชncia privativa da Uniรฃo a instituiรงรฃo de taxa de fiscalizaรงรฃo do funcionamento de torres e antenas de transmissรฃo e recepรงรฃo de dados e voz.

Entretanto, os Municรญpios podem instituir taxas relacionadas ao uso e ocupaรงรฃo do solo por essas torres e antenas, desde que estejam exercendo sua competรชncia sobre o ordenamento territorial urbano, conforme o artigo 30, inciso VIII, da Constituiรงรฃo Federal.

Regras sobre o Poder de Polรญcia e Taxas

Para que um ente federativo possa instituir uma taxa pelo exercรญcio do poder de polรญcia, รฉ necessรกrio que ele seja competente para exercer essa atividade de forma regular e nos limites da lei. O Cรณdigo Tributรกrio Nacional, no artigo 78, parรกgrafo รบnico, estabelece que o poder de polรญcia รฉ considerado regular quando รฉ “desempenhado pelo รณrgรฃo competente nos limites da lei aplicรกvel, com observรขncia do devido processo legal”.

Portanto, se um ente federativo nรฃo tem competรชncia constitucional para exercer determinado poder de polรญcia, nรฃo poderรก instituir taxa correspondente, pois estaria agindo fora dos limites legais.

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